Diário de Bordo nas escolas

O Diário de Bordo é um meio dos alunos registrarem as suas atividades, reflexões, os seus comentários sobre o modo como o trabalho que desenvolvem em grupo ou individualmente se processa. É uma forma privilegiada de descrever e refletir sobre os problemas que vão surgindo, os obstáculos que ocorrem no desenvolvimento do trabalho e a forma de superá-los. O registro escrito permite criar o hábito de pensar as práticas, de se pensar a própria aprendizagem.

O que se registra no diário de bordo?

Sendo o Diário de Bordo o relato de uma atividade, de uma sessão de trabalho, pode-se afirmar que é um instrumento de registro diário (daí a sua designação!). Deve-se anotar o local onde decorreu a atividade, a data, a hora do início e fim da tarefa, descrever o que fizeram individualmente ou em grupo. O registro deve terminar com uma avaliação, uma reflexão sobre o modo como ocorreu a tarefa, o seu efeito no processo de trabalho, as consequências futuras, etc.

Se, por exemplo, fizer uma consulta à biblioteca registrar: o local, dia, hora, o livro (ou outro material) que consultou o resultado da pesquisa e a forma de registro. Terminar a entrada no Diário de Bordo com o balanço da tarefa dando uma reflexão crítica.

Para se fazer um registro não é necessário que a atividade seja bem-sucedida: por exemplo, foram a uma instituição para recolher material e não conseguiram: deve-se fazer este registro e escrever as conclusões sobre o ocorrido. No Diário de Bordo pode também registrar as questões que quer fazer ao professor e reflexões sobre a forma como o teu grupo está trabalhando.

Vantagens

  • Documenta o trabalho: o Diário de Bordo é um dos testemunhos das atividades desenvolvidas;
  • Organiza as reflexões pessoais sobre as iniciativas, sobre o trabalho;
  • Ajuda a fazer a auto avaliação ao longo do desenvolvimento do projeto;
  • Promove hábitos de reflexão crítica e de escrita;
  • Dá ao professor urna perspectiva do trabalho que desenvolveram, da aprendizagem, torna-o um bom instrumento de avaliação.

Um bom registro

É o registro que:

  • Faz uma descrição rigorosa da atividade;
  • Respeita as referências requeridas: dia, hora, local, recursos;
  • Centraliza a descrição nos seus aspectos essenciais;
  • Inclui uma reflexão crítica e comentários significativos.

É importante a apresentação e a forma como está redigido. O cumprimento de prazos e o número de registros são fatores de valorização. É interessante que todos os integrantes do grupo tenham a oportunidade de escrever no Diário de Bordo.



O Aplicativo

 

Aplicativo móvel (App Mobile) que pode ser instalado gratuitamente em qualquer smartphone com sistema Android ou iOS.

O App e-DiarioDeBordo facilita a criação de seu Diário de Bordo, provendo ferramentas para a determinação de objetivos, o registro dos fatos relevantes, o acompanhamento da evolução das tarefas e a medição dos resultados. Propicia a auto-avaliação e também o feedback aos demais interessados.

 

 

Funcionalidades

 
 






diariodebordo-1



DIÁRIOS

 
 

Nesta tela estarão listados os diários que você tem acesso.

 
Inclua um novo diário, altere, informe os usuários que poderão acessá-lo e acesse as atividades registradas.






diariodebordo-1



ATIVIDADES

 
 

Nesta tela estarão listadas todas as atividades do diário.

 
É importante informar o Local, a data de início e a data prevista de encerramento da atividade.






diariodebordo-1



REGISTROS

 
 

Nesta tela estarão listados todos os registros da atividade.

 
Os usuáriso do diário podem registrar os comentários (observações, passos, bibliografias, transcrições sintéticas), idéias, descobertas, dúvidas, indagações, questionamentos, soluções, orientações, feedbacks, etc, sobre a atividade.






diariodebordo-1



IMPRESSÃO

 
 

Impressão do diário de bordo.

 
Gere um arquivo PDF e imprima seu diário de bordo.